Como o fator emocional pode interferir no seu desempenho nas provas de Concursos Públicos? - Professora Norelei Frutuoso

Como o fator emocional pode interferir no seu desempenho nas provas de Concursos Públicos?

Você sabia que o fator emocional pode interferir no seu desempenho nas provas de concursos públicos e que ele é o responsável por deixar o seu sonho cada vez mais distante?

Sabemos que passar em um concurso público é o sonho de várias pessoas, principalmente para quem é professora. Para muitas, esta é a oportunidade de alcançar a estabilidade profissional e uma carreira duradoura. 

Para conseguir uma aprovação no concurso e se tornar uma funcionária pública, não basta apenas se preocupar com assuntos relacionados ao conhecimento. O sucesso no momento da prova se dá pela junção de dois fatores: o conhecimento e o equilíbrio emocional.

O conhecimento é a base para prestar um concurso e é a partir dele que você sabe, por exemplo, qual a alternativa correta da questão.

Então, é necessário estar sempre atenta aos conteúdos estudados, verificando a fonte das informações e se elas estão atualizadas, principalmente quando falamos de legislação que constantemente passa por alterações. 

 

Vou te dar algumas orientações de como ter uma melhor preparação para as provas: 

  • Evite apostilas:

É um conteúdo que exige auto didática e muito tempo para estudar, as informações são mais densas e na maioria das vezes, difícil de aprender sozinha. 

  • Assista vídeo aulas: 

Os vídeos são ferramentas de apoio que vão facilitar a assimilação das informações.

  • Revise conteúdos da faculdade: 

Sabe aqueles assuntos importantes que você viu na faculdade? Pois é, ele pode te ajudar no momento da realização da prova, por isso nunca é demais dar mais uma “olhadinha” nesses conteúdos.

  • Faça um cursinho preparatório: 

Além de facilitar a sua aprendizagem, é de extrema importância ter o auxílio de um professor com propriedade do assunto que está sendo repassado. Inclusive, eu tenho um curso preparatório online que, além de ensinar as minhas alunas todos os conteúdos importantes, vi a importância de trabalhar a auto estima para elas se manterem confiantes na prova e criei um módulo que fala tudo sobre isso.

 

A cobrança excessiva pode ser prejudicial para o seu desempenho

Os principais relatos que mais recebo das minhas alunas que estão desmotivadas para prestar um concurso é a falta de apoio de familiares e amigos.

Sabe aquela pressão das pessoas perguntando como está sua preparação, seus estudos, perguntam por que você não desiste logo, dizem que é perda de tempo, entre diversos outros questionamentos que sempre surgem? 

Me desculpe pela sinceridade, mas esta pode ser uma das causas que estão interferindo no seu desempenho nas provas, porém você ainda não se deu conta ou acaba “deixando pra lá”.

Saiba que isso interfere diretamente na sua saúde emocional. Se o seu emocional não estiver bem, provavelmente não conseguirá ter um bom desempenho na prova e não vai alcançar a pontuação necessária para conquistar a vaga desejada, pois ele é o responsável por fazer com que você se sinta segura, capaz de realizar a prova tranquilamente.

 

Mas se você não sabe por onde iniciar, vou te dar algumas dicas de como trabalhar o seu emocional e potencializar as suas chances de aprovação.

  • Evite se comparar com quem já passou em algum concurso:

É normal surgirem comparações quando falamos em aprovação em concursos públicos. A maioria das pessoas conhece alguém que já prestou um concurso e foi aprovado, e isso acaba aumentando a pressão e questionamentos surgem em sua mente, interferindo negativamente no seu emocional. 

  • Peça o apoio da família e dos amigos: 

É de extrema importância que você converse com as pessoas do seu ciclo de convivência e fale que você precisa de um tempo para se dedicar ao concurso, não hesite em ser sincero caso as cobranças relacionadas a esse tema estejam afetando você.

  • Tenha sempre pensamentos positivos e acredite em si: 

Nem sempre todo mundo vai acreditar no seu potencial, mas entenda que a única pessoa que precisa acreditar em si mesma, é você. Se olhe no espelho, fale que uma vaga daquele concurso já é sua, e que já conseguiu a aprovação. Isso vai trabalhar a sua auto estima, e você se sentirá capaz para realizar a prova sem medos ou receios. 

 

Agora que você já sabe que o fator emocional pode interferir no desempenho nas provas de concursos públicos, basta colocar as dicas acima em prática e estudar bastante para conseguir a sua tão sonhada aprovação no concurso. 

E para te ajudar, eu preparei um material incrível para você se preparar melhor para a sua próxima prova. É um e-book que você poderá baixar no seu computador, celular ou tablet e assim, aumentar o seu conhecimento com essas dicas.

Tenho certeza que você estará mais preparada para enfrentar qualquer obstáculo que esteja te impedindo de alcançar o seu sonho de passar em um concurso.

Então faz o seguinte, clica aqui para baixar o seu e-book agora mesmo.

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém, não deixe de compartilhar nas redes sociais! É só clicar abaixo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou deste artigo? 😍 Deixe seu comentário ou sua dúvida abaixo:

Copyright 2020 © Professora Norelei Frutuoso · Todos os direitos reservados.